terça-feira, 14 de junho de 2011

Lançamento do livro Cinema Mudo

O Bonequinho está aqui para divulgar o lançamento do primeiro livro do jovem autor Lucas Gibson, Cinema Mudo. O lançamento acontece nesta sexta, dia 17 de junho na Editora Multifoco (Av. Mem de Sá, 126 - Lapa), das 19 às 22h. Não é obrigatório adquirir o livro ( R$ 30,00) e a entrada é franca, você paga apenas o que consumir.

Saiba um pouco mais sobre o autor visitando seu blog (http://blogdogibson.wordpress.com/) e lendo a  a entrevista exclusiva a seguir.


Bonequinho -  Como surgiu a ideia do livro?
Lucas Gibson - A ideia de fazer um livro surgiu em mim na época em que resolvi começar a inventar minhas próprias histórias. Com cerca de 8 anos, refugiava-me no pátio na hora do recreio, ou nas aulas mais chatas e ficava a escrever histórias de dragões, seres mágicos e heróis destemidos. Juntei-me com um grupo de amigos e começamos a escrever juntos, e sempre que perguntavam o que estávamos fazendo, dizíamos que estávamos escrevendo um livro. Era algo mais movido pela descoberta e pela paixão de escrever, que germinava aos poucos. Não se tratava de projeto levado a sério, ainda era algo bobo. Então, aos poucos comecei a amadurecer no jeito de escrever; notava que de caderno a caderno, meus escritos iam ficando mais elaborados e maduros. Foi quando comecei, sem querer e bem naturalmente, a notar que era aquilo que amava fazer e que era aquilo que queria fazer, se possível, por toda minha vida.

Bonequinho - Então a ideia apenas foi levada a sério com a percepção da qualidade dos seus escritos? 
L.G - Não exatamente. Eu amava fazer aquilo e simplesmente fazia. Nunca tive problema de mostrar para os outros, sempre fui muito curioso com a opinião dos outros sobre o que eu escrevia, fosse ela crítica, construtiva, ou preenchida de elogio. Quando comecei a ler grandes autores e ver que começaram exatamente assim, devagarzinho, germinando essa semente de amor pela literatura desde muito novos, comecei a me empolgar e a querer colocar meus versinhos e historias para o mundo. Sempre tive consciência que em nosso país as pessoas leem pouco, menos ainda minha modalidade favorita, que é a poesia. Sinto que esse "trabalho" é uma maneira de fazer a minha parte. Me emociono com versos e mensagens que a poesia traz, me sentindo vivo e gosto de pensar que posso proporcionar essa sensação aos outros.

Bonequinho - E do que trata o seu livro?
L.G. - Cinema mudo é um livro para se ler com calma. Abri-lo sem compromisso em qualquer página e degustar algum poema. É um livro que encontra sua matriz no amor, nas coisas simples; é para que você leia e se sinta parte da vida, mesmo quando ela parecer tão complexa, mesmo quando parecer que não pertence a este mundo. Um livro para acalmar, para arrepiar, para dar conforto; mas acima de tudo para que o leitor se identifique e ache uma maneira de ver seus próprios sentimentos, seja para colocá-los em ordem ou aquecê-los, na maravilha que é sentir. 

Bonequinho - Por que o título Cinema Mudo?
L.G. - Porque era o único poema com título mais misterioso, menos clichê.

Bonequinho - O seu livro é de poesias. Muitos dizem não entender ou não gostar desse gênero de literatura; você acredita que é mais fácil incentivar as pessoas a lerem apresentando-lhes poesia? 
L.G. - Não é fácil; a poesia já carrega esse pré-conceito de ser algo reflexivo demais, enfadonho, impróprio pra ser lido depois de um dia cheio. De fato, é muito mais relaxante uma noticia sobre tal famoso, ou um jornal pra esticar as pernas, mas a poesia só precisou que eu desse uma chance a ela. Como dizia o Ferreira Gullar, a poesia só tem valor pros que a amam. É necessário abrir o coração, aquecê-lo, permutar as sensações dentro de si, e nem todos conseguem fazer isso, muitas vezes por medo. Os que se arriscam sabem a gratificação que é sentir-se mais leve, maior, mais maduro e insignificante perante o mistério da vida, mas ainda sim importante. A poesia acaba ensinando a viver intensamente, e isso na teoria é o que todos querem, mas acabam com muito medo na prática já que viver intensamente significa entregar-se demais, dar-se demais, e quando há a decepção, o sofrimento costuma ser maior. Por isso que, já dizia Vinicius[de Moraes], o poeta é grande porque sofre e completaria [Fernando]Pessoa, o poeta é um fingidor, da dor que deveras sente. E assim, é inconstante, se contradiz, mas é dotado de uma enorme vocação para a alegria.

Bonequinho - Você também escreve prosa. Tem algum projeto relacionado a esse gênero?
L.G. - Claro! Estou terminando de editar a história de um ex-palhaço de circo que se apaixona por uma moça de rua; uma história de amor, como é comum vindo de mim. Eu só sei escrever histórias de amor.

Bonequinho -Você tem algum tema preferido?
L.G. - O amor, pode ser? Todos os meus poemas acabam sendo de amor, de um jeito ou de outro.

Bonequinho - Costuma ler algum autor jovem? 
L.G. - Gosto de ler textos de amigos que escrevem também e me surpreendo e animo por saber que há jovens com sensibilidade para a escrita.


Bonequinho - Foi difícil publicar o livro? 
L.G. - Levei um tempinho para conseguir, mas acabei descobrindo a Multifoco através de um amigo autor e a espera valeu a pena.

Bonequinho - Que dica você daria para os jovens escritores que, assim como você [Lucas tem apenas 18 anos], gostariam de ter seus trabalhos publicados? 
L.G. Acho prepotente dar qualquer dica, logo eu que estou no começo do caminho e nem sei onde vai dar, numa estrada tão incerta. Mas digo que façam o que os apaixona.

Bonequinho - Para terminar, cite uma frase que admira.
L. G. - O sentido da vida é o outro, já dizia [Ferreira]Gullar.

6 comentários:

  1. Gostei da entrevista!
    Gostei das respostas!
    Gostei do autor do livro também!!!
    Acho que vou nesse lançamento aí hein!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a entrevista com seu amigo.Achei mt legal tbm ele conseguir escrever um livro tão novo. E pela entrevista, deu para perceber que ele tem toda uma bagagem ao comentar sobre o assunto. Parabéns a vc pela entrevista e a ele pelo livro!

    ResponderExcluir
  3. Júlia e Lucas: tenho orgulho de ter vocês como amigos! Ficou ótima a entrevista! Melhor, só o lançamento!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! O bonequinho e o autor escrevem muito bem! Fiquei com vontade de comprar o livro!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse é o meu garoto... não pude ir ao lançamento... uma grande pena! Belíssima entrevista!

    ResponderExcluir
  6. Fala de amor que sente com muita propriedade. Te uso para falar do amor que sinto, como minha criação. Pai.

    ResponderExcluir